O Conselho Municipal de Saúde, em Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 29, na igreja Assembleia de Deus, a 8.º Conferência Municipal de Saúde com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
Estiveram presentes o Secretário de Administração, Edson Araújo, que na oportunidade representou o prefeito Marcus Sarmento; a presidente do Conselho, Vanderleia Barbosa; a Secretária de Saúde, Angela Argolo e o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Santos (popular Keno), além de demais representantes da sociedade civil, poder Executivo e Legislativo
A Presidente do Conselho de Saúde destacou a importância do evento. "Esse é um momento de debate que envolve todos os segmentos da sociedade e que visa, fazer uma avaliação da situação de saúde na nossa cidade. Além disso, temos como objetivo elencar propostas para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e federais", comentou.
Para a Secretária de Saúde, Angela Argolo, o momento representa o fortalecimento da participação social na gestão do SUS. Ela também destacou o comprometimento dos profissionais e a importância de olhar a saúde com olhos mais acolhedores "Quando se trata de atendimentos à saúde, precisamos tocar a alma, acolher, cuidar e ter empatia. Tudo isso com a responsabilidade das atribuições enquanto profissionais" destacou.
As palestras e discussões, que foram conduzidas pela palestrantes, Engrácia Lima e Juraneide Ferreira, abordaram os quatro eixos: “A Bahia que temos. A Bahia que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Todas as propostas discutidas e aprovadas em cada eixo temático, serão encaminhadas para os Governos Estadual e Federal.